quarta-feira, 8 de junho de 2011

Degustação de cervejas de Trigo



Já dizia o Clive Vidiz, que é o maior colecionador de uísque do mundo e que tive oportunidade de assistir uma palestra: "Uísque bom é aquele que tu gosta. Pode ser Natu ou um 25 anos single malt. Misturado com coca-cola, agua de coco, o problema é teu, principalmente se tu que está pagando por ele!"

Na mesma linha, chegando o inverno pelos pampas, resolvi comprar algumas cervejas de trigo para provar e registrar minhas opiniões. Como sempre, cerveja boa é aquela que tu gosta, e não tem muito guia claro disso. Mas vai as opiniões na ordem de melhor para pior avaliação! Também misturei cervejas de trigo bock, dunkel, etc, mas sempre com trigo na receita. As fotos não fui eu que tirei, mas ajuda para facilitar caso queiram provar no futuro.

Weihenstephaner Vitus: Surpreende por ser uma bock de trigo clara (primeira que vi). Mostra que é forte no alcool mas sem comprometer o doce do malte e levemente azedo e frutado, típico das cervejas de trigo. Na minha opinião, a que mais agradou! Primera na lista!


Edelweiss Hefe-Weisbier: Austríaca que ficou em segundo lugar por que é mais leve no alcool que a Vitus, que na minha opinião combina mais com o inverno. Confesso contudo que esta cerveja me surpreendeu tanto quanto. Equilibro perfeito entre o azedo e frutado do trigo, com o frescor do lúpulo e doçura do malte.








Erdinger PikantusErdinger Pikantus: Cerveja forte com trigo e maltes torrados. Sinceramente, para mim ficou para trás por que o álcool e a torrefação comprometem um pouco o balanço na minha opinião. O frutado esperado desaparece. Mas, para acompanhar algum doce, é uma boa pedida.
Kaiserdom hefe-weisbier: Desconfiava pelo preço, mas esta cerveja, que no aspecto é bem turva, peca em pouco corpo. É "aguada" na boca. Achei equilibrada no aroma e refrescante no lúpulo, porém merecia um mosto mais concentrado. Ideal para quem aprecia somente pilsen começar a conhecer outros tipos sem se assustar, mas só isto.
Backer de Trigo: Boa cerveja e opção nacional, mas acho que podia ser menos doce, pois a banana ficou forte demais. Talvez um pouco mais de lúpulo e corpo ajudariam.


































Dado Bier Weiss e Bohemia Weiss: Não merecem nem foto nem avaliação. Da Bohemia eu já esperava, mas a da Dado tomou uma surra tão grande quando comparada com as outras que me decepcionei mesmo. Para quem acha que estou exagerando, abra uma Edelweiss e uma Dado, sirva e olhe contra a luz. Não preciso dizer mais nada....